Estamos, nesse momento, no melhor país do mundo para se fazer negócios. Singapura lidera o famoso ranking Doing Business, do Banco Mundial, que analisa a complexidade de se fazer negócios sob vários aspectos.
O Brasil, bem... Estamos na 116o posição em um total de 189.
Peguei os dados de Brasil e Singapura e tracei alguns comparativos. É uma piada - no caso, sem graça.
Tempo
O Brasil, bem... Estamos na 116o posição em um total de 189.
Peguei os dados de Brasil e Singapura e tracei alguns comparativos. É uma piada - no caso, sem graça.
As 2.600 horas para calcular impostos no Brasil merecem uma explicação à parte. É o maior número do mundo. O segundo pior país é a Bolívia, com 1025 horas, depois Nigéria 956, Libia 889, Vietnã 872, Venezuela 792, Chade 732, Mauritânia 696.
Ou seja, o Brasil leva 2600 horas e o 2o pior leva 1025.
Veja a explicação detalhada do quesito:
Tempo
O tempo é registrado em horas por ano. O indicador mede o tempo gasto para preparar, declarar e pagar os três principais tipos de impostos e contribuições: o imposto de renda da empresa, o imposto sobre valor agregado ou sobre vendas e os impostos trabalhistas. O tempo de preparação inclui o tempo gasto para reunir todas as informações necessárias para computar o imposto a pagar e calcular o valor a ser pago. Se for necessário manter livros contábeis separados para fins de tributação — ou fazer cálculos separados — o tempo associado a esses processos será incluído. Esse tempo adicional é incluído somente se o trabalho contábil normal não for suficiente para cumprir os requisitos de contabilidade fiscal. O tempo da declaração inclui o tempo gasto para preencher todos os formulários de devolução de impostos necessários e declarar à autoridade tributária as devoluções pertinentes. O tempo de pagamento considera as horas necessárias para fazer o pagamento on-line ou nas autoridades tributárias. Quando os impostos e as contribuições são pagos pessoalmente, o tempo inclui os atrasos durante a espera.
Me bateu uma depressão lendo este texto... :-l